Medidas de prevenção, o que precisamos saber?

A principal maneira de combater e evitar a transmissão deste vírus e de outros é a Higiene. Com isso, o Ministério da Saúde recomenda os seguintes cuidados básicos:

  • Lavar as Mãos: a lavagem das mãos devem ser feitas frequentemente, com água e sabão, por pelo menos 20 segundos. Essa lavagem é realizada no dorso e palmas das mãos, entre os dedos e nas unhas e se estender até o antebraço. Se não houver a disponibilidade do sabão, pode usar o álcool 70%.
  • Evitar tocar no rosto com as mãos não lavadas: é fundamental evitar tocar em olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas.
  • Ficar em casa quando estiver doente: é preciso evitar o contato próximo com pessoas doentes e não compartilhar objetos pessoais, para evitar a transmissão do vírus. Além disso, as pessoas sintomáticas devem fazer isolamento respiratório e medidas de higiene para não contaminar as outras pessoas, por pelo menos 14 dias.
  • Cuidado ao tossir ou espirrar: a chamada etiqueta respiratória, é baseada em cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo ou oferecer uma barreira com o antebraço. Lembre-se, nunca use as mãos.
  • Desinfetar superfícies tocados com freqüência: outra medida eficaz é a limpeza de objetos e superfícies que são tocados com frequência, como: celulares, maçaneta de porta, porta de geladeira, mesas, entre outras. Essa limpeza pode ser feita com álcool 70%.

O que fazer se o meu acompanhante não adota a medida de isolamento social?

Diante do cenário mundial, a recomendação é que a maior parte da população fique em casa, se possível.

Mas algumas pessoas, por escolha ou necessidade, ainda precisam ir às ruas, seja para trabalhar ou ir ao supermercado.

Por isso, além das medidas gerais já mencionadas, outro cuidado é evitar o contato muito próximo e compartilhamento de objetos, tais como copos e talheres.

Em resumo, o mais importante é cada um fazer a sua parte, cuidando de quem amamos e sem esquecer de manter uma boa saúde mental nesse momento que estamos vivendo.